sábado, 25 de dezembro de 2010

Leão das Cavernas

Leão das Carvernas 
    O Leão das Cavernas surgiu há aproximadamente 15 mil anos atrás, na Ásia e na Europa, era um pouco maior que os atuais leões, porém deveriam ser animais solitários ao contrário dos leões atuais como os tigres, viveram durante o Pleistoceno disputando caça, territórios e cavernas com os Humanos, os quais deveriam ser seus principais adversários e talvez a causa que os levou a extinção.Acredita-se que os Leões das Cavernas não possuíssem jubas.
Dados do Mamífero:
Nome: Leão das Cavernas
Nome Científico: Panthera spelaea
Época: Pleistoceno
Local em que Viveu: Ásia e Europa
Peso: Cerca de 300 quilos
Tamanho: 3 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Yangchuanossauro

Yangchuanossauro
    O Yangchuanossauro cujo nome significa "réptil de Yang-chuan" era um dinossauro carnívoro, que viveu há aproximadamente 180 milhões de anos atrás durante o período Jurássico na China e Mongólia, era muito forte e suas patas dianteiras não eram tão pequenas como as de outros terópodes, permitindo utilizá-las em suas caçadas, sua cabeça lhe permitia desferir golpes contra sua presa durante a perseguição. O Yangchuanossauro não era um dinossauro veloz como os raptores mas também não era tão lerdo como os grandes carnívoros.

Dados do Dinossauro:
Nome: Yangchuanossauro
Nome Científico: Yangchuanosaurus shangyouensis
Época: Jurássico
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 3,5 toneladas
Tamanho: 11 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Liopleurodonte

Liopleurodonte
  
    Era definitivamente "O Terror dos mares", pois é o maior carnívoro conhecido que já existiu na Terra. Tinha quatro nadadeiras grandes que o tornava um nadador poderoso. Possuía uma boca enorme com 3 metros de comprimento e dentes que se assemelhavam à presas de elefante.
    O Liopleurodonte era um animal extremamente territorial, que comeria qualquer coisa que se movimenta-se; mas até mesmo esses gigantes marinhos tinham seus dias de caça, pois muitos desses animais, em suas travessias marítimas acabavam encalhando em praias e servindo de alimento para os carnívoros carniceiros terrestres da época. Recentes estudos no crânio de um Liopleurodonte mostraram que ele possuía um sentido direcionado de olfato, duas câmaras distintas no nariz agiam como um par de orelhas indicando com precisão a fonte de um odor, sendo isto um sistema sofisticado de rastreamento.
    Fósseis de Liopleurodonte são relativamente comuns e bem preservados em vários depósitos marinhos ao longo da Europa. São também preservados os restos de ataques de Liopleurodonte em registros fósseis, como Ictiossauros meio-comidos e marcas de dentes em plesiossauros mostrando evidências claras da voracidade desses animais.
   Os Liopleurodontes pertenciam ao grupo dos pliossauros, que por sua vez eram um grupo de plesiossauros, que são um grupo de répteis que voltaram ao mar. Os Plesiossauros apareceram no período jurássico que rapidamente se dividiu em dois grupos principais: Cryptoclidus, e  Pliossauros como Liopleurodonte.

Dados do Animal:
Nome: Liopleurodonte
Nome Científico: Liopleurodon ferox
Época: Jurássico
Local onde viveu: Oceano Atlântico
Peso: Cerca de 150 toneladas
Tamanho: 25 metros de comprimento
Alimentação: Carnívoro

Noassauro

Noassauro
    O Noassauro ("lagarto do noroeste da Argentina") foi um pequeno predador teve uma evolução única na América do Sul. Tinha grandes garras nos pés e o comprimento de 3 metros.

Dados do Dinossauro:
Nome: Noassauro
Nome Científico: Noasaurus leali
Peso: Cerca 15kg
Tamanho: De 2 à 3 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Ultrassauro

Ultrassauro
    O Ultrassauro um saurópode do fim do período Jurássico, que foi encontrado na América do Norte, é um dos maiores dinossauros conhecidos, na imagem acima o Ultrassauro (marrom) está ao lado de um outro saurópode o camarassauro ( violeta ). O Ultrassauro tinha mais 35 metros de comprimento e pesava quase 100 toneladas.
Dados do Dinossauro:
Nome: Ultrassauro
Peso: Cerca de 90 toneladas
Tamanho: 38 metros de comprimento e 22 de altura.
Época: Jurássico
Local em que Viveu: América do Norte
Alimentação: Herbívora

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Xixianycus

Xixianykus


O Xixianykus viveu há aproxmadamente 145 milhões de anos atrás na China, durante o período Cretáceo, media cerca de 0,5 metros de comprimento, um dos menores dinossauros já descobertos e pertencia ao grupo dos Terópodes.
Era um dinossauro caçador que usava a agilidade para se alimentar de pequenos animais, como insetos, moluscos, anfíbios, répteis, ovos e mamíferos, podendo inclusive escavar, saltar e correr velozmente a procura dos mesmo.
Seu fóssil, bastante incompleto, foi encontrado na província Chinesa de Henan, a metade superior do animal acabou não sendo preservada, dificultando assim efetuar maiores descobertas. A pesquisa foi patrocinada pela Academia Chinesa de Ciências.
Dados do Dinossauro:
Nome: Xixianykus
Nome Científico: Xixianykus zhangi
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 10 Kilogramas
Tamanho: 0,5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Galimimo

Galimimo

O Galimimo cujo nome significa " imitação de ave ", devido ao formato de seu corpo, corria como um avestruz e viveu durante o período Cretáceo, na Ásia há 70 milhões de anos atrás. Por não possuir dentes deveria comer plantas, insetos e pequenos mamíferos.
Era o maior dos chamados "dinossauros-avestruz". A velocidade desse animal é estipulada através de suas pegadas, com as distâncias entre elas e com a profundidade delas estima-se que esses animais poderiam atingir enormes velocidades, pouco mais de 60 Km/h.

Dados do Dinossauro:
Nome: Galimimo
Nome Científico: Gallimimus bullatos
Época: Cretáceo
Peso: Cerca de 120kg
Tamanho: 4 metros de comprimento
Alimentação: Onívora

Alce Gigante

Alce Gigante
    O Alce Gigante ou Megaloceros cujo nome significa " Chifres gigantes " era um ancestral dos atuais Alces, porém muito maior, sua galhada era cerca de duas vezes maior que a dos Alces atuais e deveria ser quatro vezes mais pesada e seus chifres mediam 3,5 metros de uma ponta a outra. Viveu em climas frios nas épocas glaciais, juntamente com Mamutes e Rinocerontes Lanudos, foi extinto junto com fim da última era glacial. Os machos deveriam travar enormes batalhas com esses chifres enormes por disputa de território e por fêmeas. Podem ter sido extintos por mudanças súbitas no clima de sua região.
Dados do Mamífero:
Nome: Alce Gigante
Nome Científico: Megalocerus hibernicus
Época: Pleistoceno
Local onde viveu: Europa , Ásia e norte da África
Peso: Cerca de 1,2 toneladas
Tamanho: 3 metros de altura nos ombros
Alimentação: Herbívora

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Acrocantossauro

Acrocantossauro

    
    O Acrocantossauro cujo nome significa " Sáurio de espinhas altas " viveu durante o período Cretáceo em Oklaroma, EUA. Podía atingir mais de 12 metros de comprimento, seu esqueleto quase completo é uma visão temerosa. Esse gigante era um carnívoro extraordinário, que caracterizava-se por uma força e uma agilidade invulgares para o seu tamanho devido, em parte, à leveza dos ossos quase ocos. O Acrocantossauro possuía uma série de espinhas largas nas vértebras dorsais, que iam desde o pescoço até a cauda, estas espinhas, que podiam ultrapassar 30 centímetros de comprimento formariam uma "vela", cuja função poderia ser a de regular a temperatura do corpo do animal, comunicar-se com outros de sua espécie ou até mesmo para parecerem maiores para adversários.
    O crânio do Acrocantossauro podia chegar a medir 1,4 metros de comprimento, com uma boca de cerca de 68 dentes próprios para cortar carne e com todo esse arsenal acredita-se que ele caçaria enormes saurópodes, como mostra uma série de pegadas no EUA.

Dados do Dinossauro:
Nome: Acrocantossauro
Nome Científico: Acrocanthosaurus atokensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O Clássico Mamute

Mamute
     Os Mamutes eram parentes dos atuais elefantes, ou seja, pertencentes ao grupo dos proboscídeos ou elefantídeos, eram coberto de pelos, e existem teorias que dizem que eles foram caçados pelos humanos que moravam nas cavernas. Eles vivia nos frios climas setentrionais da América do Norte e Rússia e se extinguiram há 12 mil anos atrás. Existiam várias espécies de mamutes essa era o Mammuthus trogontherii que deu nome ao grupo, mas também existiam o Mamute Lanudo, o Mamute Imperial que foi o maior de todos os proboscídeos entre outros.
Dados do Mamífero:
Nome: Mamute
Nome Científico: Mammuthus trogontherii
Época: Pleistoceno
Local onde Viveu: América do Norte e norte da Ásia ( Rússia )
Peso: 13 toneladas
Tamanho: 4 metros de altura
Alimentação: Herbívora

Hiena Gigante

Hiena Gigante
 
    A Hiena Gigante é a maior representante da família das hienas que já existiu, viveu durante o período Plesitoceno há aproximadamente 18 mil anos atrás no sul da Europa, leste da Ásia e norte da África, era muito robusta e forte, chegando a pesar o dobro das atuais hienas, sendo capaz de atacar e roubar as presas de enormes leões e tigres dentes de sabre e ainda quebrar e comer ossos de enormes elefantes, seu faro e sua audição eram muito aguçados, podendo sentir o cheiro de carne putrefata e ouvir animais a enormes distâncias e graças a suas pernas compridas e fortes chegar há esses animais em curtos períodos de tempo. 
Dados do Mamífero:
Nome: Hiena Gigante
Nome Científico: Pachycrocuta brevirostris
Época: Pleistoceno
Local onde viveu: Ásia, Europa e África
Peso: Cerca de 210 quilos
Tamanho: 1,7 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Réptil de Abel

Abelissauro
  
    O Abelissauro cujo o nome significa " réptil de Abel ", viveu no Brasil e chegava a ter até 3 metros de altura e 7 metros de comprimento e pertencia ao grupo dos dinossauros terópodes Abelisauridae, era um terrível animal carnívoro que caçava por toda a América do Sul, sendo muito comum também na Argentina, o local onde foi encontrado e leva em seu nome cientifico é Comahue.
   O Abelissauro possuía um crânio grande e leve que poderia ultrapassar 80 centímetros de comprimento, possibilitando mover a cabeça com facilidade, isso aliado à pernas musculosas, o transformavam em um temível predador. Ele se alimentava tanto de carne fresca quanto de carniça, .
Dados do Dinossauro:
Nome: Abelissauro
Nome Científico: Abelisaurus comahuensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Sul
Peso: Cerca de 2,5 toneladas
Tamanho: 3 metros de altura e 7 de comprimento
Alimentação: Carnívora

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Megalania

Megalania
    O Megalania cujo nome significa " Grande e Antigo" era um gigantesco lagarto monitor que viveu há aproximadamente 1,6 milhões de anos atrás até 30 mil anos atrás durante o Pleistoceno na Austrália ( Queensland, onde foi descoberto poOwen em 1860 ), era muito parecido com os atuais Dragões de Komodo, apresentando o mesmo modo de vida, alimentação, acasalamento, porém atingia tamanhos muito superiores aos mesmos, chegando a atingir 8 metros da cabeça até a cauda. O Megalania podia caçar ou comer carne putrefata ( carniça ), dos enormes marsupiais que existiam em sua época, além de cobras, outros répteis e pássaros, engolindo até os ossos dos animais e depois disso podendo ficar quase um ano sem precisar se alimentar novamente.
    
Dados do Réptil:
Nome: Megalania
Nome Científico: Megalania prisca
Época: Pleistoceno
Local onde viveu: Austrália
Peso: Cerca de 700 quilos
Tamanho: 8 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Sub-Filo: Vertebrata
Super-Classe: Tetrapoda
Classe: Reptilia
Sub-Classe: Diapsida
Infra-Classe: Lepidosauria
Ordem: Squamata
Super-Família: Anguinomorphoidea
Família: Varanidae

Cadê os mamiferos??

Esse bolg se chama Dinosaurs Alive mas como odeio só ficar em um assunto o blog progrediu e agora há também postagens sobre mamíferos e anfíbios.Portanto não deixe de acessar o blog!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um dinossauro brasileiro

Anhanguera
     
    O Anhanguera ou Ornithocheirus era um dos maiores pterossauros que já existiram, possuía uma envergadura (comprimento da ponta de uma asa a outra) de aproximadamente 13 metros, seu corpo esticado em vôo chegava a ter mais de 3,5 metros, no solo pousado sua altura chegava a mais de 1,5 metros e chegaria a pesar mais de 100Kg;Ele viveu no período Cretáceo, nos atuais Brasil e Inglaterra.
    Acredita-se que com seus dentes afiados ele se alimentava de peixes nas costas brasileiras e faria uma migração anual para se acasalar na região da atual Inglaterra. No começo do período de Cretáceo, os pterossauros pequenos começaram a crescer e atingir tamanhos como o do Ornithocheirus
 ou Anhanguera.
    O Anhanguera teve a área de asa de um aeroplano pequeno, contudo por causa de seus ossos ocos, seu corpo pesava menos que a de um humano provavelmente. Suas asas foram feitas de pele estirada entre um dedo comprido enorme, e seu tornozelo.  Correntes de ar ascendentes foram usadas para que o Anhanguera pudesse voar (planar) por centenas de quilômetros sem agitar suas asas. Isto explicaria a grande distribuição mundial de seus restos fósseis.
    Foram achados os primeiros fósseis de Ornithocheirus na Formação de Wealden em Sussex, Inglaterra em 1827. Eles não foram descritos formalmente como Ornithocheirus até as 1869. Apesar do fato que foram descobertos restos só parciais, 36 espécie foram identificadas do soerguimento de mais de 1000 ossos. Muitos desses achados fósseis foram encontrados no Brasil.
Dados do Pterossauro:
Nome: Anhanguera
Nome Científico: Ornithocheirus
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: Brasil e Europa
Peso: aproximadamente 100 quilos
Tamanho: 13 metros de envergadura
Alimentação: Peixes

Dentes Afiados

Os Terópodes
                                          
    Os Terópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros saurísquios  ou dinossauros com bacia de réptil. Incluem uma grande diversidade de dinossauros carnívoros, desde o pequeno compsognathus, do tamanho de uma galinha, até o terrível Tiranossauro, alto como uma casa . Todos os terópodes eram bípedes e não utilizavam as patas anteriores para a locomoção. o que lhes permitia usá-las com outras funções, como capturar, dominar e matar as suas presas ou mesmo para manipular o alimento. Alguns terópodes dispunham de dentes afiados que eram uma das principais armas de ataque. No entanto, outros eram desdentados e possuíam uma espécie de bico, parecido com o das aves atuais.

Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Abelissauro
Acrocantossauro
Afrovenator
Albertossauro
Alioramo
Alectrossauro
Alossauro
Alxassauro
Angaturama
Archaeopteryx
Aucassauro
Bahariassauro
Bambiraptor
Barionix
Becklespinax
Carcharodontossauro
Carnotauro
Ceratossauro
Coelophisis
Coelurus
Compsognato
Conchoraptor
Cryolophossauro
Daspletossauro
Deinonychus
Deltadromeus
Dilofossauro
Dromeossauro
Dromiceiomimo
Eoraptor
Espinossauro
Estauricossauro
Estrutiomimo
Eustreptospondylus
Galimimo
Giganotossauro
Gigantoraptor
Gorgossauro
Herrerassauro
Indosuchus
Irritator
Liliensternus
Majungatolo
Megalossauro
Megaraptor
Microraptor
Monolofossauro
Noassauro
Ornitolestes
Ornitomimo
Oviraptor
Piatnitzkyssauros
Proceratossauro
Saltopus
Saurornithoides
Saurornitholestes
Sinraptor
Suchomimo
Tarbossauro
Tiranossauro
Trodonte
Utahraptor
Velociraptor mongoliensis
Xixianykus
Yangchuanossauro

Compy

Compsognato
    O mini-dinossauro Compsognato cujo nome significa " queixo bonito " foi descoberto na Alemanha, em 1850. Tinha as mãos pequenas, com apenas dois dedos munidos de garras. Os pés se apoiavam e três dedos e as duas pernas longas e finas, com certeza o ajudavam a se locomover com rapidez e agilidade quando perseguia a presa. Alguns ossos de lagarto que os cientistas encontraram em sua barriga, revelaram a alimentação do compsognato.
    Antes do Compsognato existiu um dinossauro chamado Procompsognato. Ele era extremamente parecido com o ele, embora fosse maior, com cerca de 1 metro de comprimento e 10Kg.
    É um dos menores dinossauros encontrados até hoje. Apesar de seu tamanho, era um carnívoro voraz, da família Coelurosauridae,terópode.

Dados do Dinossauro:
Nome: Compsognato
Nome Científico: Compsognathus longipes
Época em que Viveu: Fim do Jurássico, por volta de 144 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 3kg
Tamanho: Cerca de 74cm de comprimento
Alimentação: Carnívora, principalmente de lagartos, insetos e outros pequenos animais

Lagarto Telhado

Estegossauro
 
    O Estegossauro cujo nome significa "lagarto telhado" viveu há aproximadamente 200 milhões de anos atrás e recebeu esse nome porque pensava-se que suas placas ósseas protetoras eram dispostas como as telhas e um telhado. Hoje sabe-se que elas ficavam em pé ao longo da coluna vertebral, fixadas na pele duríssima e não no esqueleto. Há diversas teorias sobre a utilização dessas placas: como armadura ou talvez como reguladores térmicos, esquentando ou esfriando o corpo do Estegossauro conforme sua posição ao sol ou ao vento. Há também a possibilidade de estas placas terem sido usadas para a exibição, assim, quando um predador atacava ou um parceiro era encontrado, o Estegossauro bombeava sangue para as placas e elas tornavam-se mais vivas e vermelhas o que seduzia o parceiro ou amedrontava o atacante. O corpo desse animal era maciço e a cauda extremamente musculosa era a sua arma de ataque, já que contava com quatro espinhos ósseos de 50 centímetros a 1 metro de comprimento. O pescoço terminava numa cabeça absurdamente pequena, de apenas 40cm, comportando um cérebro do tamanho de uma noz. Quando o Estegossauro estava em perigo, curvava a cabeça para baixo, protegendo-a com sua nuca repleta de placas e ao mesmo tempo aplicava fortes golpes laterais com a cauda. Várias espécies de Estegossauro viveram na América do Norte. Alguns eram mais primitivos e tinham as placas menores e mais pontiagudas.

Dados do Dinossauro:
Nome: Estegossauro
Nome Científico: Stegosaurus armatus
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 6 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento e 4 de altura
Alimentação: Herbívora

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Famoso Sauropode

Diplodoco
    O Diplodoco cujo nome significa " dupla viga " era um enorme saurópode, que viveu há aproximadamente 150 milhões de anos atrás durante o período Jurássico na América do Norte e chegava a medir 45 metros de comprimento. O Diplodoco tinha dentes próprios para desfolhar vegetação leve, como samambaias e que não serviam para mastigar. Existiram quatro espécies principais de Diplodocus: Diplodocus longus, Diplodocus carnegii, Diplodocus hayi e Diplodocus lacustris. É um dos dinossauros mais conhecidos. Cópias de seus esqueletos estão em muitos museus pelo mundo inteiro. Os Diplodocos como mostram pegadas fósseis, tinham pés largos e redondos e também andavam semelhantes aos atuais elefantes.
    O pescoço do Diplodocos possuía 15 vértebras enormes, que sustentavam sua pequena cabeça, o dorso possuía 10 vértebras maiores ainda e a cauda 70 vértebras que iam afunilando até a sua ponta, que servia como um chicote.
Dados do Dinossauro:
Nome: Diplodoco
Nome Científico: Diplodocus longus, D. carnegii, D. hayi e D. lacustris.
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 38 toneladas
Tamanho: 45 metros de comprimento e 5 metros na altura dos quadris.
Alimentação: Herbívora

domingo, 17 de outubro de 2010

Lagarto de três chifres

Tricerátops
  
    O Triceratops era um dinossauro do grupo dos ceratopsídeos que viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na América do Norte (EUA e Canadá),  os quais possuíam a cabeça grande e extremamente forte, as maxilas laterais tinham bochechas musculosas, muitos dentes bastante afiados, um bico córneo curvado com o qual provavelmente arrancava as plantas duras, uma prolongação do crânio maciça que servia como escudo para proteção de eventuais ataques de predadores e combates entre machos e três chifres, sendo dois grandes acima dos olhos e um pequeno na ponta do nariz.. Os Triceratops provavelmente vivessem em enormes bandos, os quais possuíam uma escala hierárquica com machos disputando posições e direitos de acasalamento, porém em situações de ataque de algum predador, acredita-se que se juntavam de forma defensiva contra o predador, formando uma "parede" de escudos e chifres contra o oponente, com os filhotes fracos e doentes no interior dessa "muralha" defensiva e dessa forma acredita-se que se defendiam contra o seu maior predador, o Tiranossauro.

Dados do Dinossauro:

Nome: Tricerátops
Nome Científico: Triceratops horridus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 6 toneladas
Tamanho: 10 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Dono dos céus

Pteranodon
    Enquanto os dinossauros governavam os ambientes terrestres do planeta, outro grupo de répteis tinha se apoderado dos espaços aéreos. Eram os pterossauros, um dos quais, o pteranodon, com asas gigantescas de pele elástica como a dos morcegos, era um dos reis do vôo planando nas zonas costeiras. Os seus ossos eram finos e tinham espaços ocos que os tornavam mais leves.
    Os pteranodons faziam seus ninhos nas escarpas e, por serem pouco ágeis em terra firme, talvez alimentassem suas crias do ar.
Dados do Pterossauro:
Nome: Pteranodon
Época: Fim do Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 30 quilos.
Tamanho: 2 metros de altura e 8 metros de envergadura.
Alimentação: 
Peixes

Lagarto de Elmo

Coritossauro
   
    O Coritossauro cujo nome significa "lagarto de elmo (ou capacete)" , viveu há aproximadamente 145 milhões de anos atrás no final do período Jurássico na América do Norte, era um herbívoro Ornitópode do tipo Hadrossauro ou "bico de pato". Vivia em rebanhos enormes que migravam por toda a América do Norte. A forma do crânio variava conforme a idade, sendo que seu "capacete" só ficaria totalmente formado quando o animal atingi-se a maturidade.

Dados do Dinossauro:
Nome: Coritossauro
Nome Científico: Corythosaurus casuarius
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho: 9 à 10 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Boa Mãe

Maiassaura
 
Em 1778, foram descobertos em Montana, nos EUA, ninhos de uma espécie nova de Hadrossauro, o Maiassaura, "lagarto boa-mãe". Esse Hadrossauro, que tinha uma pequena elevação óssea entre os olhos, cuidava de sua cria como uma verdadeira mãe dedicada. Ela cavava um buraco não muito profundo na terra, forrava-o com plantas e depositava seus ovos.
Tratava-se de uma descoberta sensacional, pois forneceu surpeendentes revelações sobre o comportamento social, tanto dos Hadrossauros como também de outros dinossauros que viveram nesta região no fim do período Cretáceo.
Devido a grande quantidade de pequenos ossos encontrados pelos cientistas, é provavel que os filhotes tenham permanecido no ninho à espera de alimento. Talvez a mãe tenha sido morta enquanto procurava alimento e os filhotes indefezos, que esperavam pacientemente pelo seu retorno, acabarem morrendo de fome.
Descobriu-se que um filhote de Maiassaura teria em torno de 46 centímetos de comprimento, o mesmo que um um gato doméstico. Teriam de crescer rápido, caso contrário seriam facilmente pegos por predadores.
O Maiassaura comportava-se como os pássaros, pois ia todos os anos para a mesma região a fim de botar seus ovos e cuidar da cria.

Dados do Dinossauro:
Nome: Maiassaura
Nome Científico: Maiasaura peeblesorum
Época em que Viveu: Fim do Cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento 

sábado, 16 de outubro de 2010

Utahraptor-Versão maior do ladrão veloz

Utahraptor
     
  
    O Utahraptor foi um dos maiores "raptores" que já existiram, possuía olhos grandes e uma ótima agilidade, viveram na América do Norte, nos EUA na região de Utah o que deu origem ao seu nome " raptor de Utah". Andavam à caça de outros dinossauros há 144 milhões de anos atrás, no início do períodoCretáceo. Os Raptores Foram talvez os mais eficientes predadores que já existiram. Teoricamente não havia o que um bando desses dinossauros não pudesse caçar, até mesmo os grandes saurópodes.
    Tinha no pé uma garra de até 25 centímetros de comprimento, com a qual retalhavam suas vítimas fatalmente, chutando, que eram retráteis como as de um gato.
Dados do Dinossauro:
Nome: Utahraptor
Nome Científico: Utahraptor ostrommaydisorum
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 800 quilos
Tamanho: 7 metros de comprimento e 3 metros de altura
Alimentação: Carnívora