sábado, 25 de dezembro de 2010

Leão das Cavernas

Leão das Carvernas 
    O Leão das Cavernas surgiu há aproximadamente 15 mil anos atrás, na Ásia e na Europa, era um pouco maior que os atuais leões, porém deveriam ser animais solitários ao contrário dos leões atuais como os tigres, viveram durante o Pleistoceno disputando caça, territórios e cavernas com os Humanos, os quais deveriam ser seus principais adversários e talvez a causa que os levou a extinção.Acredita-se que os Leões das Cavernas não possuíssem jubas.
Dados do Mamífero:
Nome: Leão das Cavernas
Nome Científico: Panthera spelaea
Época: Pleistoceno
Local em que Viveu: Ásia e Europa
Peso: Cerca de 300 quilos
Tamanho: 3 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Yangchuanossauro

Yangchuanossauro
    O Yangchuanossauro cujo nome significa "réptil de Yang-chuan" era um dinossauro carnívoro, que viveu há aproximadamente 180 milhões de anos atrás durante o período Jurássico na China e Mongólia, era muito forte e suas patas dianteiras não eram tão pequenas como as de outros terópodes, permitindo utilizá-las em suas caçadas, sua cabeça lhe permitia desferir golpes contra sua presa durante a perseguição. O Yangchuanossauro não era um dinossauro veloz como os raptores mas também não era tão lerdo como os grandes carnívoros.

Dados do Dinossauro:
Nome: Yangchuanossauro
Nome Científico: Yangchuanosaurus shangyouensis
Época: Jurássico
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 3,5 toneladas
Tamanho: 11 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Liopleurodonte

Liopleurodonte
  
    Era definitivamente "O Terror dos mares", pois é o maior carnívoro conhecido que já existiu na Terra. Tinha quatro nadadeiras grandes que o tornava um nadador poderoso. Possuía uma boca enorme com 3 metros de comprimento e dentes que se assemelhavam à presas de elefante.
    O Liopleurodonte era um animal extremamente territorial, que comeria qualquer coisa que se movimenta-se; mas até mesmo esses gigantes marinhos tinham seus dias de caça, pois muitos desses animais, em suas travessias marítimas acabavam encalhando em praias e servindo de alimento para os carnívoros carniceiros terrestres da época. Recentes estudos no crânio de um Liopleurodonte mostraram que ele possuía um sentido direcionado de olfato, duas câmaras distintas no nariz agiam como um par de orelhas indicando com precisão a fonte de um odor, sendo isto um sistema sofisticado de rastreamento.
    Fósseis de Liopleurodonte são relativamente comuns e bem preservados em vários depósitos marinhos ao longo da Europa. São também preservados os restos de ataques de Liopleurodonte em registros fósseis, como Ictiossauros meio-comidos e marcas de dentes em plesiossauros mostrando evidências claras da voracidade desses animais.
   Os Liopleurodontes pertenciam ao grupo dos pliossauros, que por sua vez eram um grupo de plesiossauros, que são um grupo de répteis que voltaram ao mar. Os Plesiossauros apareceram no período jurássico que rapidamente se dividiu em dois grupos principais: Cryptoclidus, e  Pliossauros como Liopleurodonte.

Dados do Animal:
Nome: Liopleurodonte
Nome Científico: Liopleurodon ferox
Época: Jurássico
Local onde viveu: Oceano Atlântico
Peso: Cerca de 150 toneladas
Tamanho: 25 metros de comprimento
Alimentação: Carnívoro

Noassauro

Noassauro
    O Noassauro ("lagarto do noroeste da Argentina") foi um pequeno predador teve uma evolução única na América do Sul. Tinha grandes garras nos pés e o comprimento de 3 metros.

Dados do Dinossauro:
Nome: Noassauro
Nome Científico: Noasaurus leali
Peso: Cerca 15kg
Tamanho: De 2 à 3 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Ultrassauro

Ultrassauro
    O Ultrassauro um saurópode do fim do período Jurássico, que foi encontrado na América do Norte, é um dos maiores dinossauros conhecidos, na imagem acima o Ultrassauro (marrom) está ao lado de um outro saurópode o camarassauro ( violeta ). O Ultrassauro tinha mais 35 metros de comprimento e pesava quase 100 toneladas.
Dados do Dinossauro:
Nome: Ultrassauro
Peso: Cerca de 90 toneladas
Tamanho: 38 metros de comprimento e 22 de altura.
Época: Jurássico
Local em que Viveu: América do Norte
Alimentação: Herbívora

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Xixianycus

Xixianykus


O Xixianykus viveu há aproxmadamente 145 milhões de anos atrás na China, durante o período Cretáceo, media cerca de 0,5 metros de comprimento, um dos menores dinossauros já descobertos e pertencia ao grupo dos Terópodes.
Era um dinossauro caçador que usava a agilidade para se alimentar de pequenos animais, como insetos, moluscos, anfíbios, répteis, ovos e mamíferos, podendo inclusive escavar, saltar e correr velozmente a procura dos mesmo.
Seu fóssil, bastante incompleto, foi encontrado na província Chinesa de Henan, a metade superior do animal acabou não sendo preservada, dificultando assim efetuar maiores descobertas. A pesquisa foi patrocinada pela Academia Chinesa de Ciências.
Dados do Dinossauro:
Nome: Xixianykus
Nome Científico: Xixianykus zhangi
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 10 Kilogramas
Tamanho: 0,5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Galimimo

Galimimo

O Galimimo cujo nome significa " imitação de ave ", devido ao formato de seu corpo, corria como um avestruz e viveu durante o período Cretáceo, na Ásia há 70 milhões de anos atrás. Por não possuir dentes deveria comer plantas, insetos e pequenos mamíferos.
Era o maior dos chamados "dinossauros-avestruz". A velocidade desse animal é estipulada através de suas pegadas, com as distâncias entre elas e com a profundidade delas estima-se que esses animais poderiam atingir enormes velocidades, pouco mais de 60 Km/h.

Dados do Dinossauro:
Nome: Galimimo
Nome Científico: Gallimimus bullatos
Época: Cretáceo
Peso: Cerca de 120kg
Tamanho: 4 metros de comprimento
Alimentação: Onívora

Alce Gigante

Alce Gigante
    O Alce Gigante ou Megaloceros cujo nome significa " Chifres gigantes " era um ancestral dos atuais Alces, porém muito maior, sua galhada era cerca de duas vezes maior que a dos Alces atuais e deveria ser quatro vezes mais pesada e seus chifres mediam 3,5 metros de uma ponta a outra. Viveu em climas frios nas épocas glaciais, juntamente com Mamutes e Rinocerontes Lanudos, foi extinto junto com fim da última era glacial. Os machos deveriam travar enormes batalhas com esses chifres enormes por disputa de território e por fêmeas. Podem ter sido extintos por mudanças súbitas no clima de sua região.
Dados do Mamífero:
Nome: Alce Gigante
Nome Científico: Megalocerus hibernicus
Época: Pleistoceno
Local onde viveu: Europa , Ásia e norte da África
Peso: Cerca de 1,2 toneladas
Tamanho: 3 metros de altura nos ombros
Alimentação: Herbívora

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Acrocantossauro

Acrocantossauro

    
    O Acrocantossauro cujo nome significa " Sáurio de espinhas altas " viveu durante o período Cretáceo em Oklaroma, EUA. Podía atingir mais de 12 metros de comprimento, seu esqueleto quase completo é uma visão temerosa. Esse gigante era um carnívoro extraordinário, que caracterizava-se por uma força e uma agilidade invulgares para o seu tamanho devido, em parte, à leveza dos ossos quase ocos. O Acrocantossauro possuía uma série de espinhas largas nas vértebras dorsais, que iam desde o pescoço até a cauda, estas espinhas, que podiam ultrapassar 30 centímetros de comprimento formariam uma "vela", cuja função poderia ser a de regular a temperatura do corpo do animal, comunicar-se com outros de sua espécie ou até mesmo para parecerem maiores para adversários.
    O crânio do Acrocantossauro podia chegar a medir 1,4 metros de comprimento, com uma boca de cerca de 68 dentes próprios para cortar carne e com todo esse arsenal acredita-se que ele caçaria enormes saurópodes, como mostra uma série de pegadas no EUA.

Dados do Dinossauro:
Nome: Acrocantossauro
Nome Científico: Acrocanthosaurus atokensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora